Blog Interprocess

Benefícios do Interprocess Gemed® em nuvem

11/06/2021 - 9 minutos de leitura

Médica olhando para o tablet usando o Gemed em nuvem

Computação em nuvem não é um conceito recente, pois está inserido em nosso dia a dia há quase 20 anos. Nossos aplicativos e sistemas operam a sua infraestrutura em nuvem. Assim, possuem uma característica em comum: o acesso através da internet. Isso permite que alterações sejam feitas em tempo real através de um ou mais dispositivos conectados à rede de internet, de forma a manter os sistemas das instituições de saúde atualizados.

Segundo o Distrito Healthcare Report (2020, Pg. 74) houve uma grande mudança na geração, consumo, armazenamento e compartilhamento de dados. As plataformas em nuvem aumentam a colaboração entre médicos e pacientes e tornam o processo de consulta mais eficiente. Um dos maiores benefícios da armazenagem em nuvem é a interoperabilidade, que visa estabelecer integrações de dados em todo o sistema de saúde, independentemente do ponto de origem ou armazenamento.

Infraestrutura em nuvem do Interprocess Gemed®

Os sistemas da Interprocess são executados na nuvem, em especial o Interprocess Gemed® que desde sua concepção, possui sua infraestrutura hospedada em nuvem. Essa transformação ocorreu em 2002, quando aceitamos o desafio de conectar uma clínica de oncologia aos seus consultórios, que ficavam em endereços bem distantes. Apostamos em uma arquitetura de sistemas que na época era totalmente inovadora: executar o sistema através da internet. Nessa época o termo utilizado era ASP (Application Service Provider), e o serviço que hospedava se chamava Co-Location (pois locávamos um espaço num Internet Data Center-IDC para colocar um servidor nosso).

Evoluímos junto ao mercado e atualmente o Interprocess Gemed® está hospedado no servidor da DataCentrics, fornecendo agilidade, segurança e alta disponibilidade para nossos clientes. Além disso, a estrutura atual é redundante em dois IDCs da DataCentrics, que estão distantes dezenas de quilômetros um do outro. Dessa maneira, caso um destes venha a apresentar qualquer falha ou ficar indisponível, o outro assume alguns minutos depois.

Benefícios

Atualmente nós atendemos mais de 97% de nossos clientes operando a sua infraestrutura em nuvem, mantendo os seus sistemas atualizados quinzenalmente de forma automática. Essa é uma tendência de mercado que busca aumentar a segurança dos dados e diminuir custos de instituições de saúde que não possuem um espaço adaptado para manter o seu próprio data center. Ou seja, a clínica não precisa se preocupar com custos de aquisição de servidores, licenciamento de banco de dados, softwares e equipamentos de segurança e backup, links de internet profissionais com redundância. Da mesma forma, não há a necessidade em manter uma equipe de TI especializada para manter toda a infraestrutura em funcionamento e devidamente atualizada.

Em meio aos diversos benefícios, destacamos a segurança com privacidade e proteção dos dados pessoais, em uma infraestrutura hospedada em nuvem. Isso ocorre porque o ambiente possui capacidade maior de proteger esses dados. Além disso, o Interprocess Gemed® atua como operador dos dados em conformidade com a LGPD, e estamos desenvolvendo um módulo adicional que possui recursos para o controlador dos dados.

Desta forma, o Interprocess Gemed® apresenta-se à frente no seu segmento, alinhado com as últimas tecnologias de mercado. Além da versão Windows do Interprocess Gemed®, os médicos possuem a solução para acessar o PEP de qualquer dispositivo, com a possibilidade de atender pacientes através de tele consultas. Contudo, uma análise de aderência e formato de infraestrutura adequada a cada instituição de saúde é essencial, antes de uma migração para a nuvem. Neste sentido, a Interprocess apoia seus clientes no diagnóstico e implantação, e garante a excelência na execução dos processos. Para saber mais, entre em contato conosco.

Design por Priscila Felippetto / Desenvolvimento por Matheus Sunderhus

Designer Priscila Felippetto. // Dev Matheus Sunderhus