Clínico geral versus especializado: parece ser uma resposta obvia e muito clara para todos nós, pois quando temos um problema de saúde ainda não identificado, nosso primeiro passo é procurar um clínico geral. Após exames e diagnósticos, quando o problema é definido, como no caso de um câncer, buscamos um especialista para conduzir o tratamento. Com os sistemas de gestão, a lógica deveria seguir a mesma analogia. Um sistema generalista pode ser suficiente para uma visão ampla, mas quando as particularidades e complexidades se tornam claras, um sistema especializado é o caminho mais eficaz.
Quando pensamos em software de gestão (ERP) para a área da saúde, é comum que sistemas hospitalares venham à mente. Esses sistemas, conhecidos como generalistas, atendem de maneira ampla diversos setores e especialidades, como pediatria, cardiologia, cirurgias e exames. Para grandes instituições de saúde, com múltiplas especialidades e necessidades complexas, faz sentido escolher um sistema hospitalar robusto e abrangente.
E para a Oncologia?
No entanto, quando falamos de clínicas especializadas, como as de Oncologia, Imunoterapia e/ou Radioterapia, a situação muda. Na Interprocess, observamos muitas clínicas oncológicas utilizando sistemas de gestão genéricos, com funcionalidades básicas que não atendem às necessidades específicas do setor. Em outros casos, utilizam sistemas hospitalares complexos, mas de forma adaptada, o que acaba não sendo a melhor solução.
Aqui surge uma reflexão importante: se sua clínica é especializada, por que não conhecer um sistema criado especificamente para atender as particularidades do seu setor? Não se trata apenas de “adaptar” ou “enxugar” um sistema generalista. Trata-se de explorar a possibilidade de usar um software desenvolvido com foco nas demandas e rotinas específicas de áreas como Oncologia, Imunoterapia ou Radioterapia.
Otimização de processos
Você já parou para pensar até onde um sistema especializado pode otimizar seus processos? Já considerou as oportunidades que podem surgir ao adotar uma solução que evolui continuamente para atender às necessidades específicas da sua clínica?
Essa questão não se aplica apenas à Oncologia. Áreas como Cardiologia, Oftalmologia, Infectologia e outras especialidades também podem se beneficiar de sistemas focados, projetados para compreender e resolver as particularidades de cada campo.
Conhecer o seu mercado é essencial. Mesmo que você esteja satisfeito com o sistema atual, já pensou que sua satisfação pode ser superada ao adotar uma solução especializada, feita sob medida para as suas necessidades?
Essa é minha contribuição, especialmente para o setor onde atuo. Percebo, muitas vezes, uma resistência inicial em abrir as portas para sistemas especializados. Porém, após nos conhecerem, muitos clientes ficam deslumbrados ao ver o quanto a mais podemos transformar o dia a dia da clínica e das pessoas com uma solução que realmente entende sua rotina.
Portanto, respondendo a minha pergunta inicial, a resposta é simples: DEPENDE! Não existe melhor opção ou “o melhor sistema da saúde”. Existe a melhor opção para a sua realidade e o seu setor. De forma prática: conheça bem o seu mercado!