Blog Interprocess

Ocorrências de Câncer devem aumentar 58% até 2035, aponta Fundo de Pesquisa

27/01/2021 - 6 minutos de leitura

Ocorrências de Câncer devem aumentar 58% até 2035

O Fundo de Pesquisa sobre o Câncer (WCRF) disponibilizou o resultado do estudo “Dieta, Nutrição, Atividade Física e Câncer: uma Perspectiva Global”, e deixou a população em alerta. Conforme os relatórios observados pela organização, foi estimado um aumento de 58% dos casos de câncer até 2035. Como principal causa da doença foi enfatizado os prejuízos de uma vida isenta de atividade física, tomada pelo sedentarismo e consumo excessivo de fast food.

No ano de 2012 foram estimados pela mesma organização 14,1 milhões de casos da doença no mundo. Sendo 7,4 milhões de diagnósticos pertencentes ao sexo masculino, e 6,7 milhões ao sexo feminino. Sob essa perspectiva, para 2035 estimam-se 24 milhões de casos de câncer.

Além de divulgar o aumento dos índices de desenvolvimento da doença, foram também disponibilizadas recomendações para a sua prevenção. O Fundo de Pesquisa destacou os seguintes pontos:

– Manter peso saudável;

– Praticar exercícios físicos;

– Ingerir cereais integrais, frutas, legumes e grãos;

– Limitar o consumo de fast food, carnes vermelhas e processadas;

– Reduzir o consumo de bebidas alcóolicas e de quaisquer bebidas que apresentem elevado índice de adição de açúcares;

– Substituir suplementos alimentares por dietas nutricionais;

– Para os bebês, se possível optar pela amamentação.

O Câncer no Mundo: Diagnósticos mais comuns

Para ambos os sexos, o diagnóstico mais recorrente da doença em 2012 foi o câncer de pulmão, representando 13% do total dos novos casos contabilizados. Em seguida, o câncer de mama (somente em mulheres), com aproximadamente 1,7 milhão de casos. Em terceiro lugar ficou o câncer colorretal, com diagnósticos em torno de 1,4 milhão.

No sexo feminino os casos mais recorrentes da doença voltaram-se ao câncer de mama, representando mais de 25% do total de novos casos diagnosticados no mundo em 2012. Além deste, foram também ressaltados os três tipos de diagnósticos mais frequentes, que foram: câncer de mama, colorretal e pulmão. Estes contribuíram com mais de 43% de todos os cânceres (desconsiderando o câncer de pele não-melanoma). Com aproximadamente 8% de representação ficou o câncer do colo do útero.

Já no sexo masculino o câncer de pulmão foi o mais comum e contribuiu com aproximadamente 17% do total de novos casos no mundo em 2012. O câncer de pulmão, próstata e colorretal contribuíram em torno de 42% de todos os cânceres (também desconsiderando o câncer de pele não-melanoma). Com mais de 5% de contribuição ficou o câncer de estômago e de fígado.

Fonte: https://www.wcrf.org/

Design por Priscila Felippetto / Desenvolvimento por Matheus Sunderhus

Designer Priscila Felippetto. // Dev Matheus Sunderhus