Blog Interprocess

Módulo de Integração

12/03/2021 - 7 minutos de leitura

Homem e mulher conversando sobre programação

Resumo

O Gemed agora possui um módulo de integração, que possibilita a troca de informações com outros sistemas de uma forma transparente e totalmente customizável. O recurso já está disponível e foi validado em conjunto com o grupo Unity.

Motivação

A constante evolução tecnológica e sua disseminação trazem muitas oportunidades, e a área da saúde tem recebido destaque por ser fundamental à qualidade de vida da sociedade. Provas disso são os incentivos públicos e privados disponibilizados, a criação de hubs para soluções em saúde¹ e o aumento no número de healthtechs. De acordo com o Distrito Healthtech Report, o número de startups voltadas para a saúde dobrou em dois anos no Brasil, e no acumulado de 2020 os aportes nos negócios do setor já somam US$ 66,5 milhões.

Acreditamos que soluções especializadas agregam maior valor para clientes e usuários, trazendo inovações e solucionando complexidades específicas do domínio. O Interprocess Gemed® Onco é um exemplo desta nossa visão. Com isto em mente e atentos ao grande número de soluções inovadoras no mercado, estávamos há algum tempo pensando em disponibilizar no Gemed uma forma de integrar com diferentes players. Estamos animados em comunicar que o Gemed agora conta com um módulo de integração, resultado de um esforço do nosso time de engenharia e validado em conjunto com o grupo Unity. O case para validação envolveu diferentes módulos do sistema, como estoque e faturamento, e envia informações para o sistema de gestão utilizado pelo grupo para a consolidação das informações.

O módulo de integração possibilita o envio de dados através de um pipeline que realiza a validação, transformação, empacotamento e envio das informações. O processamento destas etapas é realizado através de fila de mensagens, desacoplado dos serviços do Gemed para não impactar a utilização do sistema. O motor de integração registra todas as etapas do processo, e todos os dados ficam disponíveis no monitor de integrações para auditoria. Em caso de falha, seja por indisponibilidade de algum serviço ou problemas de comunicação entre as soluções, é possível realizar ajustes e o reenvio das informações.

Como funciona?

Uma integração é iniciada através de um evento no Gemed. Um evento pode ser, por exemplo, o cadastro de um medicamento. Estando a integração ativa, o Gemed irá informar este evento para o motor de integração, que dará sequência ao processamento. O envio não é realizado imediatamente, podendo levar alguns minutos até que o sistema terceiro receba a informação. O tempo para o envio dependerá do tamanho da fila de integração. A imagem abaixo ilustra o processo descrito.

Etapas do processo de integração

Os pontos de integração são configuráveis, bem como o formato em que os dados são enviados. Atualmente o motor de integração suporta envios através dos protocolos SOAP (Simple Object Access Protocol) e HTTP (Hypertext Transfer Protocol), utilizando os formatos XML e JSON. Acreditamos que o módulo de integração tem grande potencial, e estaremos evoluindo para suportar mais funcionalidades. Nosso objetivo é possibilitar a integração com diferentes sistemas, para agregar cada vez mais valor à área da saúde.

Em um próximo post falaremos sobre nossa API pública, que é mais um modo de permitir a troca de informações entre sistemas.
Fique ligado em nossas redes sociais para mais novidades, e se ficou interessado entre em contato conosco:

Quer integrar com o Gemed? Fale com nosso time comercial: comercial@interprocesso.com.br

Quer ativar alguma integração? Fale com nosso suporte: suporte@interprocess.com.br

Dúvidas sobre como implementamos ou interesse em fazer parte do time? Fale com nosso time técnico: desenvolvimento@interprocess.com.br

Referência:

¹Cluster da saúde RS, Medical Valley.

Design por Priscila Felippetto / Desenvolvimento por Matheus Sunderhus

Designer Priscila Felippetto. // Dev Matheus Sunderhus