Blog Interprocess

Interoperabilidade em Sistemas de Informações da Saúde

27/01/2021 - 3 minutos de leitura

Interoperabilidade em Sistemas de Informações da Saúde

Atualmente as empresas estarem informatizadas, com pelo menos um sistema para apoiá-las na sua gestão, não é mais um diferencial estratégico, mas sim uma necessidade para sobreviver no mercado. Além disso, a interoperabilidade entre esses sistemas também está se tornando uma necessidade. Os benefícios são evidentes, à medida que reduz custos de operação das aplicações, agiliza a comunicação e torna as empresas mais eficientes.

Na área da saúde essa interoperabilidade também é uma necessidade, mas diferente de outros setores, ainda estamos distantes de atingir esse objetivo. Reconhecendo a importância desse tema, e buscando alinhamento com os padrões estabelecidos no Brasil, a InterProcess participou do VI Curso de Capacitação Profissional em openEHR, através de seu colaborador Marco Schwertner. Sendo um dos padrões de interoperabilidade e informação em saúde para sistemas de informação estabelecido pelo Ministério da Saúde, através da Portaria nº 2073 de 2011, o openEHR fornece um modelo de referência para a definição do Registro Eletrônico em Saúde (RES).

O openEHR é um conjunto de especificações de arquitetura de RES, servindo de base para o desenvolvimento de aplicações modulares interoperáveis. Permite assim registrar as informações de saúde de modo seguro e compartilhável, buscando facilitar a interoperabilidade semântica da informação na saúde. A Interprocess acredita num futuro aonde sistemas de saúde atuarão de forma integrada, agilizando o atendimento do paciente, tornando diagnósticos e tratamentos mais eficazes, e reduzindo custos.

Com isso, nos alinhamos aos movimentos do mercado da saúde a fim de estarmos preparados quando a interoperabilidade de sistemas na área da saúde efetivamente for aplicada no Brasil. Link do curso aqui.

Design por Priscila Felippetto / Desenvolvimento por Matheus Sunderhus

Designer Priscila Felippetto. // Dev Matheus Sunderhus