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Como estender a gestão do tratamento oncológico ao paciente

30/05/2022 - 9 minutos de leitura

Mulher segurando smarthphone durante tratamento oncológico

A gestão do tratamento oncológico envolve diversos aspectos que vão além do contato com os pacientes somente dentro da instituição médica. A maioria dos tratamentos de câncer são realizados a longo prazo e por isso, geram custos elevados. Ao mesmo tempo, um paciente é submetido a experiências de toxicidades adversas, que afetam a sua qualidade de vida e podem eventualmente ser fatais. Além disso, após a realização de procedimentos como uma sessão de quimioterapia, por exemplo, esse paciente pode sofrer reações adversas, gerar dúvidas quanto ao estado geral e em alguns casos é necessária a realização de um novo atendimento.

Para que a instituição seja capaz de otimizar as consultas e antecipar possíveis acionamentos, é fundamental a transformação dos processos clínicos, de forma a desonerar os profissionais e ao mesmo tempo, dar autonomia aos pacientes. Assim é possível estender o tratamento além daquele realizado na clínica, de forma a dar continuidade no acompanhamento dos pacientes em tempo integral.

Na Interprocess desde o início buscamos desenvolver soluções aderentes às especialidades médicas, como o Gemed Onco, ao lado de clínicas e profissionais da saúde. No entanto, o nosso principal desejo era fazer com que a gestão do tratamento oncológico chegasse até os pacientes, para que se sintam mais amparados durante o tratamento oncológico. Para isso acontecer, entendemos que é necessário fortalecer a conexão dos profissionais de saúde com os seus pacientes. Contudo, isso não seria possível sem colocá-los no centro do cuidado, de forma a entender suas necessidades e carências. Partindo desse desejo, realizamos a integração do Gemed Onco ao Thummi, novo parceiro que conta com uma solução focada no cuidado dos pacientes.

O Thummi

Criada em 2017, a plataforma realiza o monitoramento remoto dos pacientes oncológicos para maior assertividade ao tratamento do câncer. Ou seja, a solução é a principal aliada do cuidado que vai além da instituição oncológica, através do acompanhamento com o aplicativo do paciente oncológico.

Ao realizar uma pesquisa de metodologias já aplicadas em instituições internacionais, o Thummi identificou a necessidade de monitorar os pacientes oncológicos, coletando dados da vida real de forma a atuar no dia a dia do tratamento. A partir disso, o Thummi desenvolveu uma tecnologia baseada em algoritmos que possibilita um acompanhamento mais profundo dos casos. Desta forma, ele passa a compreender suas especificidades e proporciona mais assertividade no atendimento e segurança para a condução de cada protocolo. 

A comunicação entre cada e paciente e a equipe médica que realiza seu acompanhamento é fator determinante para sua aderência. Em conjunto a isso, é necessária a percepção do próprio paciente sobre a doença e a importância em utilizar corretamente a medicação. Portanto, a tecnologia auxilia na comunicação e educação sobre a efetivação do seu tratamento oncológico. Da mesma forma, programas de suporte social, monitoramento farmacêutico e a identificação das percepções dele sobre a doença e a confiança no tratamento são fundamentais e o aplicativo Thummi auxilia no processo de comunicação entre as partes envolvidas.

Como as soluções se conectam

O Gemed Onco é um software especializado no controle e gestão da oncologia, atendendo às demandas médicas e os demais processos gerenciais das instituições oncológicas. É possível acessar à mais informações sobre a solução clicando aqui.

Ao conectar as duas soluções, o monitoramento dos registros obtidos pelo aplicativo acontece em tempo real. As informações relatadas pelos pacientes no prontuário clínico e os médicos e enfermeiros têm fácil acesso. Portanto, o monitoramento desses registros pode ser realizado em tempo real, antecipando ações e reduzindo a incidência de acionamentos.

Realizamos recentemente um webinar onde falamos sobre a importância de estender a gestão do tratamento oncológico até o paciente e como a integração entre o Gemed Onco e o Thummi auxiliam nesse processo. Assista ao vídeo completo:

Durante a jornada do tratamento, que se estende por meses, um paciente realiza diversos atendimentos com o seu médico e equipe assistencial. E esses atendimentos representam uma pequena parcela de todo o tempo necessário para esclarecer dúvidas e entender a rotina de quem está enfrentando a doença. E foi pensando nisso que nos unimos um parceiro focado no cuidado do paciente, a fim de estender a gestão do tratamento oncológico. Contudo, essa parceria entre o Gemed Onco e o Thummi proporciona diversos benefícios aos seus clientes, profissionais da saúde e principalmente, aos pacientes.

Para saber mais sobre o Gemed Onco, Thummi e conhecer os atributos das duas soluções integradas, entre em contato conosco.

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