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Checagem do Paciente: administrando a medicação correta

27/01/2021 - 6 minutos de leitura

Checagem do Paciente: administrando a medicação correta

A administração de quimioterapia em pacientes oncológicos é um procedimento de alta complexidade, que envolve profissionais de múltiplas disciplinas. Algumas das etapas envolvidas:

  • Plano terapêutico do médico, aonde o tratamento é definido e prescrito;
  • Aprovação, recepção e encaminhamento do procedimento do paciente para realização;
  • Manipulação das medicações prescritas por parte da farmácia;
  • Avaliação do paciente até a administração das medicações, por parte da enfermagem.

Durante essas etapas o paciente deve ser constantemente confirmado para evitar erros. Com isso em mente criamos o aplicativo (app) para smartphones “Checagem do Paciente x Medicação”, exclusivamente para o InterProcess Gemed Oncologia.

App Checagem do Paciente x Medicação para smartphones

Criado para adicionar mais um ponto de segurança na administração das medicações prescritas no paciente, com o seguinte funcionamento:

  1. O paciente chega na recepção, se identifica e recebe uma pulseira de identificação. Essa pulseira possui seus dados de identificação e um QR Code.
  2. A enfermagem, em conjunto com o médico, avalia o paciente e o libera para aplicação se o mesmo estiver apto.
  3. A farmácia então manipula a medicação prescrita imprimindo rótulo da medicação. O rótulo possui informações sobre o paciente, prescrição, medicação com dose, nome do médico e farmacêutico e um QR Code.
  4. A checagem do paciente ocorre mediante a utilização do aplicativo (app). Ao utilizar o app, a enfermeira, que irá administrar a medicação no paciente, deve seguir as seguintes etapas:
  1. Identificar-se mediante login com usuário e senha (o mesmo utilizado no Gemed Onco);
  2. Realizar a leitura do QR Code da pulseira do paciente através do app. Nesse momento é validado se o paciente tem procedimento autorizado e recepcionado/confirmado para o dia corrente. Caso algum desses requisitos falhem, o processo falha com uma mensagem apresentada, informando o motivo. Caso esteja tudo certo, uma mensagem de sucesso é apresentada com o nome e foto do paciente, nome da mãe e data de nascimento. Por fim a enfermeira deve confirmar para prosseguir à próxima etapa.
  3. Nesta etapa o app solicita a leitura do QR Code do rótulo da medicação. Nesse momento é validado se a medicação é para o paciente que fora confirmado na etapa anterior. Caso negativo, o processo falha informando o motivo, inclusive com o nome do paciente correto. Caso positivo, uma mensagem de confirmação com os dados do paciente, prescrição e medicação com dose.
  4. Por fim, a enfermeira deve realizar a confirmação final do processo, e o app registra que a mesma checou o paciente com data e horário.

Antes de cada medicação administrada no paciente, o processo acima é repetido. Tudo é realizado de forma prática e rápida, e totalmente integrado ao sistema Gemed Oncologia. Dessa forma é possível acompanhar no posto de enfermagem como está o andamento das aplicações das medicações, à medida que as enfermeiras checam cada medicação junto ao paciente.

Com isso a Interprocess vem de encontro às atuais demandas de segurança do paciente, tanto por parte de órgãos governamentais quanto de acreditações. Reforçamos assim nosso compromisso em ser especialista nos processos da oncologia.

Mais informações:

Tela de login do app “Checagem Paciente x Medicação”
Tela de confirmação e sucesso do app de “Checagem Paciente x Medicação”.

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Designer Priscila Felippetto. // Dev Matheus Sunderhus