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A importância do atendimento humanizado na oncologia

01/07/2022 - 8 minutos de leitura

Enfermeira realizando atendimento ao paciente

Proporcionar um atendimento humanizado envolve além do conhecimento e habilidades técnicas, o cuidado e acolhimento na construção de um relacionamento de qualidade entre os profissionais, o paciente e todas as demais pessoas envolvidas.

Segundo dados do INCA, o número de pessoas diagnosticadas no Brasil, com os mais diversos tipos de câncer, continua em ascensão. Nesse sentido, um paciente que recebe o diagnóstico passa por diferentes períodos de adaptação à doença e aos tratamentos aos quais é submetido. Grande parte dos tratamentos são realizados a longo prazo, o que gera uma abrupta mudança na rotina do paciente, que passa a vivenciar diversas situações e temores que impactam na sua qualidade de vida.

Quando falamos na humanização do tratamento, além do apoio da família, a presença da equipe multidisciplinar é de extrema importância. Todos precisam estar preparados para lidar com o paciente diagnosticado. A preparação desses profissionais é indispensável, para que estejam aptos a prestar a assistência necessária e de forma integral ao paciente e seus familiares.

Atendimento humanizado no tratamento oncológico

A humanização das relações gera um cuidado às pessoas dentro da necessidade de cada indivíduo. Isso envolve todo um processo de formação dos profissionais de saúde, que passam a atuar de forma diferente, prestando uma assistência com respeito à singularidade de cada paciente. Assim, conseguem gerar maior conforto e bem-estar.

Sobretudo, o profissional passa a entender que o seu papel, além de seguir os protocolos clínicos, inclui a atenção ao paciente quanto à percepção sobre o seu diagnóstico e tratamento. Ou seja, ao unir esses dois fatores, o profissional consegue entregar um atendimento com maior cuidado e acolhimento. Desta forma, é possível gerar um sentimento de confiança ao paciente, que passa a compreender de uma forma mais positiva a sua enfermidade.

No entanto, para que todo o processo aconteça, a gestão da instituição precisa estar alinhada com os seus profissionais. Assim, há a execução de um atendimento humanizado e um processo de acolhimento decente e todo o corpo clínico passa a atuar em sinergia. O atendimento, quando realizado com mais atenção e dedicação dos profissionais, o paciente sente-se mais acolhido e seguro no ambiente clínico e hospitalar. Desta forma, a instituição como um todo passa a entregar maior confiabilidade às pessoas na condução dos tratamentos oncológicos.

Papel da equipe multidisciplinar

Quando falamos em equipe multidisciplinar no tratamento oncológico, além de envolver o médico, enfermeiros e farmacêuticos, em um contexto de humanização o papel do psicólogo, terapeuta e fisioterapeuta também são essenciais. São eles que realizam o apoio ao paciente para que se sinta motivado e continue acreditando no seu tratamento. No entanto, a atuação da equipe multidisciplinar geralmente envolve o cuidado com a família do paciente também.

Contudo, entregar uma assistência humanizada ao paciente oncológico resgata o respeito à vida humana. Entender suas histórias e vivências, que vai além do seu diagnóstico, faz parte do papel de uma equipe multidisciplinar que atua no tratamento individualizado de cada paciente.

A utilização de tecnologias adequadas

Com o avanço das novas tecnologias, torna-se cada vez mais indispensável o uso de soluções orientadas ao cuidado do paciente oncológico. Essas soluções servem para agregar na atuação dos profissionais durante o tratamento. Além disso, é importante buscar uma ferramenta que proporcione agilidade, segurança e aumento da efetividade dos tratamentos oncológicos atua em conjunto coma equipe médica e assistencial com foco na promoção do cuidado.

Assim, o atendimento humanizado do tratamento oncológico tem o intuito de acolher e resguardar o paciente diagnosticado. O papel do profissional da saúde é fundamental para amenizar os efeitos físicos e psicológicos gerados durante a execução do tratamento. Ou seja, a humanização da assistência ao paciente e seus familiares permite que o processo seja realizado com mais leveza e otimismo.

Quando a instituição incentiva esse cuidado integral ao paciente e seus familiares, o corpo clínico passa a atuar de forma sinérgica, entregando um atendimento mais efetivo e acolhedor. A adoção de soluções preparadas para apoiar as equipes é indispensável na otimização e segurança em entregar um tratamento mais efetivo. A Interprocess possui parcerias com soluções que permitem estender a gestão do tratamento oncológico através do aplicativo do paciente, o colocando no centro do cuidado.

Referência

SOUSA, C. R.; A importância de um atendimento humanizado no tratamento do paciente oncológico. Núcleo do Conhecimento, 2018. Acesso em: 30 jun. 2022.

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